Rapid Fire (Mateus 5:1-17)
- Marco Alexandre
- 31 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Meditação em Mateus 5:1-17 (As bem Aventuranças)
Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele.
(Jesus tinha visão, por isso viu as multidões, foi ao monte, porque é lugar alto e afastado dos grandes ajuntamentos e centros, e assentou-se: aí vejo duas coisas, uma: não tem pressa para ir embora, e outra: não fica em posição de destaque como os fariseus, que oravam de pé nas praças publicas para serem vistos.)
E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus.
(Aqueles que não almejam ser maiores que os outros, entendem que são pequenos perto de Deus e por isso são notados por Deus)
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
(Aqueles de coração quebrantado, que se derramam diante do Senhor e por isso encontram o o procuram)
Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra.
(Os que não desejam as coisas da terra, estes a herdarão em tempo oportuno)
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
(Aquelas pessoas que querem ver o Senhor exercendo a Sua justiça e não querem fazer justiça própria, serão justificados)
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
(Aqueles que praticam o bem para com os outros receberão bem de Deus para si)
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
(Promessa do Senhor para aqueles que vivem em honestidade e pureza)
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
(Procuremos a Shalom, e seremos reconhecidos como filhos de Deus para nos assentarmos a sua mesa e participar da sua herança)
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
(Não desanime se alguém te perseguir, porque isso vai acontecer, persevere e você receberá o Reino, aquele que tanto pedimos em nossos louvores e orações)
Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois é esplêndida a vossa recompensa nos céus; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.
(Aleguem-se no Senhor em todas as situações. Se somos perseguidos assim como foram os profetas antes de nós, é bom sinal, porque grandes são as recompensas por ser perseguido por causa do Rei dos reis. Jesus foi perseguido! O mundo odeia os que são da luz.)
O cristão deve ser sal e luz. Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
(Comida sem tempero é ruim, o sal dá gosto e conserva, porém em excesso também estraga. Sejamos equilibrados, porque como numa aglomeração, se cairmos seremos pisoteados)
Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa.
(Se somos luz, seremos levantados pelo Senhor, é uma questão de princípios. Se somos luz vamos aparecer naturalmente, não busquemos nada com nossas forças naturais, o Senhor nos exaltará quando chegar a hora certa)
Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.
(Tudo o que fizermos DEVE glorificar ao Pai)
Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir. (Jesus não anula a lei de Moisés, mas cumpre com perfeição, então não usemos uma graça distorcida, porém, vivamos em obediência ao Senhor)
Comments