Fontes de Águas Vivas
- Marco Alexandre
- 31 de jul. de 2020
- 11 min de leitura
Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus E quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva". João 4:10
O termo água na bíblia simboliza a palavra, purificação. Só podemos ser limpos pela palavra. E a palavra que liberta. (E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32)
Então vamos ver juntos algumas passagens que falam sobre água e suas condições.
Se a água se não estiver nas condições corretas, não cumpre o seu verdadeiro papel, como veremos a seguir:
Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua posteridade e minha bênção sobre seus descendentes. Isaías 44:3 (Isso é uma promessa de Deus. Purificação para a nossa geração e nossos descendentes.)
Terra sedenta (eu vejo como homens sem a purificação de Deus) + água (palavra que limpa e liberta) = (transforma-se em terra infrutífera que é sarada.
Se a água que rega a terra for salobra, ou água contaminada, nada crescerá nessa terra. Vamos ver à beira do mar. Até onde a água do mar alcança, nós vemos apenas areia, nada cresce. Mas onde as águas do mar não alcançam, começamos a ver a mata de restinga, e mais a frente já encontramos um canal de águas doces e algumas árvores e a areia já começa a se transformar em terra, e já começa a ser cultivável.
A água do mar é salobra, e os ventos levantam as ondas, que aparecem e acabam, levadas pelos ventos.
A bíblia na versão King James diz em Ef 4:14 O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro.
Como esperamos que curas, milagres, conversões, restaurações aconteçam em nossas igrejas (nós) e nossas igrejas (congregações) enquanto nós ainda estamos contaminados enquanto qualquer vento possa determinar o nosso destino? Vejam as águas que nascem nos mananciais, elas sempre correm para um destino. Águas doces nascem puras e correm em um único sentido, porém, no caminho, assim como nós, elas podem ser contaminadas.
Após Josué tomar a cidade de Jericó de uma forma sobrenatural, (as muralhas da cidade representavam o aprisionamento que nós tínhamos com o pecado. Josué veio assim como Jesus para nos Libertar. As muralhas ruíram e as pessoas foram libertas, conquistando um lugar em Deus. A Liberdade), e quando escrevi este texto havíamos feito um tempo simbólico de sete semanas proclamando a palavra e soando o shofar (trombeta) em nossa igreja. profeticamente foi isso que fizemos alguns dias atrás, quando por sete semanas rodeamos essas muralhas e tocamos a trombeta, e na sétima semana as muralhas ruíram.
Não sei das outras pessoas, mas o propósito que eu estabeleci, o que estava preso em Jericó, após aquele dia foi liberado, Deus falou comigo de uma forma diferente e creio que espiritualmente entrei em novos lugares.
Quando Jericó foi tomada, Josué lançou uma maldição sobre aquela cidade (Josué 6:26). Mas um homem chamado Hiel (1Rs 16:34) não levou em consideração a profecia. Em busca de autopromoção, em busca de altares próprios, em busca de auto-afirmação, alimentando seu ego e seu egoísmo, seu orgulho, tentando ser reconhecido pela sociedade como um homem visionário que reconstruiu a cidade, então resolveu reconstruir Jericó. A cidade foi reconstruída sobre alicerces malditos. A profecia se cumpriu, ele levou mais em consideração a sua glória de ser um “GRANDE HOMEM” assim como nós mesmos às vezes queremos parecer com um GRANDE HOMEM DE DEUS, quando na realidade devemos deixar DEUS SER GRANDE EM NÓS.
Hiel na sua busca por auto-afirmação nem se preocupou em cuidar da sua própria família. Sem se importar com a profecia, no dia em que iniciou a obra, seu primogênito morreu, e a bíblia não diz como isso aconteceu, mas muitos acreditam que ele mesmo sacrificou seu filho para garantir sua escalada de sucesso. E o filho mais novo, no dia em que a obra terminou, cumprindo assim a profecia lançada por Josué também morreu. Aquele sangue inocente que ali foi derramado fez com que as águas naquele lugar se tornassem impuras.
Então, essa cidade apesar de estar num ótimo lugar, ser grande e bonita, não tinha como gerar frutos.
Como estamos nós? Talvez até possamos alcançar bons lugares, exposição, mas se nós estivermos construindo a nossa cidade em alicerces impuros, estivermos deixando de prestar atenção em nossa casa, em nossos filhos, não estejamos dispensando um verdadeiro amor pela obra de Deus, mas fazendo a obra de Deus em busca de reconhecimento dos homens. Se estivermos agindo dessa forma, a nossa terra está contaminada. E quantas vezes colocamos as obrigações eclesiásticas (da igreja) adiante do amor pelos nossos filhos e da nossa família e os deixamos expostos à ação de satanás. Quando fazemos isso estamos assim derramando o sangue dos nossos filhos sob os nossos pés e tornando nossa própria unção impura.
A terra de Jericó era contaminada. Sangue ali foi derramado, assim como no princípio, quando o primeiro homicídio aconteceu, o sangue contaminou a terra e a terra e ela (a terra) agora clamava por justiça (Gn 4:10-11).
Mas nós ainda temos tempo para purificar nossa terra.
Mesmo após reconstruída aquela cidade em alicerces malditos e por isso as águas serem mortíferas, alguns discípulos e profetas se estabeleceram ali, e mesmo que modestamente já estavam começando trabalho de purificação naquele lugar de morte e esterilidade. Em 2Rs 2:19-22 Eliseu sabendo que aquela terra bem situada, porém infértil, pede que se traga um prato NOVO com sal e foi à FONTE das águas e ali lançou o sal, e as águas foram purificadas, e ficaram saudáveis até os dias de hoje. A água deixou de produzir morte e esterilidade e agora começa a produzir vida e fertilidade.
Foi para isso que Jesus nos chamou. Mt 5:13 Jesus disse que vós sois o sal da terra. Se nos tornarmos insípidos, só servirmos para sermos pisados pelos homens. (ele estava falando aos seus discípulos e nós também somos seus discípulos). Não nos tornemos insípidos, mas que nós como sal possamos cumprir o propósito de temperar e conservar. O sal remete a estabilidade e permanência quando tratado na bíblia. O Sal (estabilidade e constância na palavra) purifica os alicerces malditos.
Como esperamos que curas, milagres, conversões, restaurações aconteçam em nossas igrejas (nós que somos o templo do espirito santo) e nossas igrejas (congregações – noiva de cristo). Como podemos esperar essas coisas enquanto nós ainda estamos contaminados? Enquanto a palavra que sai da nossa boca vem de uma fonte (coração) impuro ou maldito?
Vamos ver outras águas:
Em Ex. 15:22-27 há uma passagem que relata sobre as Águas de Mara
O povo de Deus saiu do Egito, viram todos os milagres que Deus fez, as 10 pragas e seus filhos e animais TODOS foram poupados da morte dos primogênitos quando o anjo destruidor passou por ali.
Após atravessar o mar vermelho e o exército de faraó ser afogado no fundo do mar (lúcifer que hoje é conhecido como satanás e o seu exército os seus demônios. Foram lançados no fundo do mar. Três dias depois (e entre a crucificação e a ressurreição também se passaram 03 dias), Moisés e todo o povo chegaram a um lugar que depois foi chamado Mara, porque ali tinham fontes de águas, porém o povo começou a murmurar que a água era impura, amarga. Nós, logo que somos libertos do Egito (é quando aceitamos escutamos o apelo e nos dirigimos até Jesus), passamos o mar vermelho e chegamos ao deserto, três dias depois de morrer, Jesus venceu a morte na cruz, porém nossas fontes ainda não são puras. Então Moisés orou a Deus, que lhe mostrou uma Árvore (MADEIRO simbolizando a cruz), que lançada sobre a fonte das águas impuras as purificam, e desta fonte saíram águas limpas para beber.
Exatamente nesse ponto, Ex 15:25 Deus através de Moisés Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou. As pessoas acabaram de serem salvas do cativeiro do egito, da morte, de satanás e seus demônios. Receberam Jesus, seus pecados foram deixados no madeiro (cruz). Veja que Deus ali já estava determinou regras de conduta para manter aquelas fontes de águas puras e limpas. Os dez mandamentos foram entregues bem depois, apenas no capítulo 20. É isso que não aprendemos. Somos Limpos e libertos, mas devemos andar de acordo com as regras de Deus para não contaminar nossas fontes.
Então após aceitarmos o apelo e aceitarmos Jesus, ainda impuros, encontramos a Cruz de Jesus (que morreu, desceu ao inferno, tomou as chaves da morte e ressuscitou ao terceiro dia), que é quando nossos pecados foram lançados, como em 2Pedro 2:24, ele levou TODOS os nossos pecados em seu corpo SOBRE O MADEIRO.
Moisés lançou o madeiro sobre as águas impuras e elas se purificaram. Assim é a cruz de Jesus em nossas vidas. Quando a entendemos, ela purifica nossas fontes, e passamos a ser fonte pura de águas vivas.
A cruz vai retirar toda a amargura, todos os sentimentos da nossa alma que nos afastam de Deus.
Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus (anotem isso aqui) E quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva". João 4:10
Quando Jesus falou estas palavras ele não estava falando a uma mulher do povo escolhido, mas sim com uma mulher Samaritana, esse povo era inimigo dos israelitas, assim como nós como fala em romanos 5:10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
O povo Samaritano era considerado impuro. Então ela teve uma revelação de quem era Jesus. Essa mulher não simplesmente era Samaritana, mas pode ser considerada como uma prostituta, porque como Jesus revelou a ela, já havia se deitado com 05 maridos, e agora ainda estava em um relacionamento fora da aliança com um homem que nem marido dela era. Mas Jesus a amou, e todo seu pecado foi perdoado, ela naquele momento reconheceu a Jesus aceitou-o como salvador e com isso Ele a transformou. Ela fez ali uma verdadeira adoração (só pode fazer isso porque sua fonte fora purificada) e reconheceu que era Jesus o Messias, enviado de Deus, deixou o cântaro de água ali mesmo e foi até a cidade para falar de Jesus para as outras pessoas.
Mas ela estava no poço para buscar água e acabou deixando o cântaro ali, porque dela já havia brotado a fonte de águas vivas e puras. Ela não precisava mais usar água da fonte dos outros, mas ela mesma já tinha uma fonte interna.
Jesus naquele momento estava purificando nela todas as suas fontes, e o pecado dela já fora perdoado, agora ela estava seguindo a Jesus e o DOM de Deus na vida dela fora revelado. Ao ir até aquela cidade, as pessoas creram nela. Veja que já não era vista mais como uma prostituta, mas por ela ter sido curada por Jesus, as palavras dela agora tinham vida, e as pessoas acreditaram nela e vieram conhecer a Jesus.
João 7:37-38 No último e mais importante dia da festa (era a festa dos tabernáculos), Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".
Até quando escutaremos as palavras de Deus através da bíblia e elas não purificarão nossas fontes? Está chegando a hora, o último dia da festa está aí. A trombeta soará, será que nós a ouviremos e seremos levados à festa do cordeiro?
Jeremias 2:13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
Não represe as águas de Deus em sua vida, não adianta cavar buracos e esperar a chuva. Você pode fluir em águas.
Apocalipse 3:14-22 E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Vamos meditar nisso:
Águas mornas são intragáveis. Não são frescas o suficiente para se beber, não são quentes o suficiente para cozinhar. Causa náusea a quem a bebe, por isso será motivo de vômito.
Esse é o crente que simplesmente vem na igreja e acha que é bonzinho e será salvo, mas não se dedica a Deus, coloca um pé no quente (Deus) e um no frio (mundo). Acredita que por ter aceito Jesus uma vez está tudo certo.
Como Jesus diz nessa passagem, essa pessoa é um desgraçado (porque não tem a graça de Deus, que é o seu favor imerecido). Ef 2:8 diz que pela graça sois salvos, isso não vem de vós mas é DOM de Deus. Lembram da passagem da mulher samaritana. Ela não conhecia o DOM de Deus até então.
Aconselho que compre de mim ouro provado no fogo. Tradicionalmente, o ouro é considerado o metal perfeito e o mais precioso dos metais. O ouro simboliza a perfeição, a iluminação, o conhecimento, a nobreza, a realeza e a imortalidade. O ouro simboliza também o fogo purificador e está associado à masculinidade que é o sacerdócio. É a glória de Deus. O fogo prova o ouro retirando dele toda a impureza. Existe uma ferramenta chamada cadinho, ele é aquecido a altas temperaturas e separa o ouro das impurezas é o fogo das provações que devemos passar para sermos purificados. Então não podemos acreditar que ao aceitar a Jesus nosso problemas irão acabar, mas temos que ter em mente que seremos provados no fogo. Isso nos trará glória e galardões nos céus que é eterno (para que te enriqueças).
Roupas brancas para que te vistas. Roupas brancas e limpas para que não estejamos mais expondo a nossa vergonha. Roupas limpas, porque as nossas velhas roupas estavam sujas e manchadas pelo pecado.
Unjas o teus olhos com colírio para que vejas. Não adianta termos vista. Elas devem ser boas para que nós possamos discernir as coisas. Quando em Marcos 8 Jesus curou um homem cego, antes de ele enxergar completamente ele via os homens como se fossem árvores. Ele tinha uma visão distorcida, que é a visão de muitos crentes hoje. Essas pessoas não tem discernimento, não conhecem a palavra de deus e são levadas por qualquer vento.
Eu repreendo e castigo a todos quanto amo: Deus nos adotou como filhos através do sacrifício de Jesus, quando aceitamos e entendemos isso, ele como pai nos repreende como está escrito em provérbios 13:24 e 29:15 isso é prova de amor para conosco, pois se ele não nos repreendesse, não seríamos filhos, mas seríamos tidos como bastardos. Hebreus 12:6-8 Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
sê pois zeloso, e arrepende-te. É essa a mensagem de João Batista, dos profetas, dos discípulos, esta era a mensagem de Jesus. Arrependa-se do seu pecado para ter salvação, cura, libertação. Esse é o evangelho do arrependimento!
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. É a aliança que Deus quer fazer conosco. Aliança eterna. Ele quer entrar em nossos corações e purifica-lo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Jesus nos chama para vencer e nos assentarmos ao trono dele e ele está assentado junto ao Pai! Vamos governar com Cristo! Cantamos Venha o teu reino, oramos no pai nosso, mas você ficaria contente em apenas ser servos quando ele nos convida a reinar com ele?
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. É a palavra fiel de Deus para todos, quem quiser ouvir ouça, quem não quiser tem a opção do livre arbítrio e cada um colherá daquilo que plantou.
Cada um vai beber da água da sua fonte, a sua terra produzirá se a sua fonte for pura! Jesus nos oferece a purificação para a água da fonte, nós que decidiremos se iremos aceitar. Assim como Moisés lançou o madeiro nas águas e elas se tornaram limpas. Assim como Eliseu lançou sal na água ela se tornou limpa, Assim como Jesus derramou todo o seu sangue, e água, para nos purificar, nós devemos beber dessa água para que as nossas fontes possam jorrar rios de ÁGUA VIVA!
Jo 4:14 Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.”
Apocalipse 21:6 Disse-me ainda: "Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.
Comments