Os Três níveis de fé no Tabernáculo
- Marco Alexandre
- 2 de ago. de 2020
- 10 min de leitura
Êxodo 25:1-9: Disse o Senhor a Moisés: "Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o compelir a dar. Estas são as ofertas que deverá receber deles: ouro, prata e bronze, fios de tecido azul, roxo e vermelho, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho, couro, madeira de acácia, azeite para iluminação; especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático; pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem encravadas no colete sacerdotal e no peitoral. "E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles. Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio.
Em Exodo 19 o povo teve a chance de estar permanentemente na presença de Deus, mas ao ver a Sua glória sobre o monte Sinai, o terror tomou conta daquele povo e eles pediram para que Moisés os representasse.
Então Deus pediu para que Moisés fizesse um tabernáculo onde ele pudesse se encontrar com ele. E para que a presença dele pudesse estar no meio do povo.
Jesus veio para trazer a graça, em sua morte, o véu foi rasgado e desde então podemos estar diante da presença do pai, porém muitos de nós ainda não temos a consciência disso e deixamos de estar desfrutando de uma vida plena em Deus.
Hoje, diferente do povo daquela época, o temor do Senhor já não existe, e muitas pessoas já tratam Deus como algo qualquer. A palavra de Deus vem sendo distorcida e o sacrifício de Jesus Cristo tem se tornado algo banal para algumas pessoas.’
Mas hoje quero falara a respeito do projeto do tabernáculo que foi entregue a Moisés e qual a sua relação com a nossa vida ...
Primeiro precisamos entender como era o tabernáculo, os seus três níveis que também podem ser entendidos de várias outras formas:
1) Local físico na Igreja
2) Níveis de intimidade com Deus
3) Níveis de Adoração a Deus
4) Níveis de Águas de Ezequiel 47
Átrio --> Santo --> Santo dos santos
1º Nível - O Átrio
O Átrio (Nível 1 / Água nos tornozelos / aceitar a Jesus como único e Suficiente Salvador) Ex. 27.9-19
Era a área externa do templo, onde todos podiam entrar menos os leprosos, os impuros e castrados. Existiam alguns objetos no Pátio: o Altar do Holocausto (Ex.27.1-8) e a Pia com água para lavagem (ou lavatório Ex.30.17-21)
· O Altar do Holocausto: Era o local onde era feito o sacrifício. Matava-se o animal sobre o altar e em seguida colocava-se fogo. (Ficava logo na entrada do pátio Ex.40.6). O fogo ficava aceso 24 horas Lv.6.13 – Onde nós entramos ao entregar nossa vida a cristo.
Romanos 12:1,2 - Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. · O Lavatório: Era o local onde os sacerdotes se purificavam para ministrarem, isso era extremamente vital, porque não podiam fazer exatamente nada sem se lavarem primeiro (Ficava perto da entrada do tabernáculo, entre o altar e a tenda). Ex.40.7
Era feito de bronze que é um metal impuro, assim como devemos lavar a nossa impureza.
Ap. 22:14 "Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
Então o primeiro passo da caminhada com Cristo é esse, entrarmos no átrio, o que nos garante a vida eterna e a salvação.
Geralmente os dons de línguas, e interpretação de línguas já são alcançados neste lugar.
Mas Deus espera um pouco mais de nós, então começamos a caminhar na fé, e para alcançarmos novo lugares em Deus, precisamos cruzar a porta que vai ao santo, ou águas nos joelhos, ou segundo nível na fé, para isso, precisamos entregar não só o corpo, mas a nossa alma a Cristo.
2º Nível - O Lugar Santo
Estaremos tratando das nossas enfermidades da alma, entendendo o como é perdão e a misericórdia. Quebraremos correntes e grilhões de pecado, iniquidades e pecados e iniquidades geracionais, entraremos em novos níveis de renúncia e arrependimento, estaremos aprofundando mais no estudo da palavra. Neste momento nosso alimento deixa de ser apenas o leitinho (evangelho) começamos a ter autonomia própria no estudo da palavra e ela se torna um verdadeiro alimento. Começamos a entender novas coisas. O espírito já começa a se manifestar em nós, recebemos o batismo com o espírito Santo, começamos a profetizar, começamos a experimentar outros dons do espírito de Deus de acordo com a sua manifestação e sua vontade em nossas vidas. Quanto mais buscamos, mais recebemos.
Jeremias 29:11-14 Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor. Neste ponto já estamos deixando de ser apenas ouvintes e começamos a ser participantes da igreja de Cristo. O Lugar Santo era o primeiro compartimento do templo e era restrito apenas aos sacerdotes, qualquer outro que tentasse entrar seria morto pelo próprio Senhor. Os sacerdotes deveriam cumprir algumas exigências para poderem exercer essa função, e as igrejas hoje estão ignorando essas condições. Levítico 21 nos mostra ao menos 12 exigências para o sacerdócio.
Existiam 3 objetos dentro do Santo Lugar: a mesa com os 12 pães da proposição (comunhão), o candelabro de 7 braços e o altar do incenso.
· A Mesa : Diariamente se colocava 12 pães frescos ali. Ex.25.23-30, Lv.24.5-9. Os sacerdotes comiam esses pães no Lugar Santo. Representa o alimento da palavra de Deus já sendo revelada a nós. Pois o ouvido prova as palavras como a língua prova o alimento. Jó 34:3 / Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16
· O Candelabro: tinha 7 braços com 7 lâmpadas que ficavam acesas 24 horas e não podia se apagar, ele iluminava o Lugar Santo que ficava completamente escuro sem o candelabro. Lv.24.2 O Candelabro representa o Espírito Santo de Deus em nossas vidas, devemos alimentá-lo com azeite e santidade para que o fogo nunca se apague. São 07 luzes, representando os sete espíritos de Deus de isaías 11:2 O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.
Quem está neste lugar e já recebeu estes espíritos pode começar a exercer sua função:
Isaías 11:3,4 E ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu; mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de sua boca matará os ímpios.
O espírito de Deus também representado como fogo em outras passagens:
Atos 2:3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. / Mateus 3:11 e Lucas 3:16 Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
· O Altar do Incenso: ficava de frente ao véu e onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de Deus 24 horas. (conforme Êxodo 30.8).
Representa as orações do povo de Deus. Veja que aqui também deveria ser queimado interruptamente o incenso (a oração).
1 Tessalonicenses 5:17 Orem continuamente (orai sem cessar). / Salmos 86:3 Tem Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar. / Salmos 141:2 Seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde. / Apocalipse 5:8 Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;
Ainda dentro do Lugar Santo podemos experimentar a água nos lombos – e lombo representa força ou serviço.
Geralmente os dons de curas, maravilhas, profecias, fé e discernimento de espíritos já são ativados nas pessoas que estão neste lugar.
3º Nível - O Santo dos Santos
O Santo dos Santos / Nível 3 – águas onde só se podem atravessar a nado – quando somos totalmente guiados pelo espírito de Deus / Não temos mais vida própria (Exodo.26.33)
O Apóstolo Paulo descreve bem como é estar no santo dos santos:
Gl 2:20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. / Romanos 8:4-6 Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; / Romanos 8:8 Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. O Santo dos Santos era o último compartimento do tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a arca da aliança. A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex.26.33). O único que podia entrar nesse lugar era o sumo sacerdote apenas uma vez por ano depois de um extenso ritual de preparação com um sacrifício pelos pecados do povo e pelos seus próprios pecados. O sinal de Deus na aceitação da presença do Sumo Sacerdote no Santo dos Santos era que ele continuava vivo!
E o que havia neste lugar?
A Arca da Aliança (Ex.25.10): era uma espécie de caixa coberta com ouro com 2 querubins de ouro puro em cima na tampa. Representava a aliança de Deus com seu povo e também a sua própria presença que se fazia no meio deles. A arca representava a presença de Deus.
Após o sacrifício de Cristo, ele próprio se tornou o único sumo-sacerdote, como está escrito em Hebreus 7, o véu foi rasgado e hoje nós podemos entrar neste lugar.
Isso não quer dizer que todos chegaremos até lá, mas devemos ansiar por este lugar.
Há uma caminhada para que possamos alcançar este lugar em Deus. Neste lugar falamos face a face com Deus, temos a revelação dos desejos de seu coração. Entendemos a palavra através do espírito, não como uma história, mas dentro da palavra Deus começa a se revelar de forma sobrenatural. Entendemos o coração de Deus e não vivemos mais para nossas vidas, mas nos dedicamos exclusivamente ao reino de Deus. Os dons de palavra de ciência e palavra de sabedoria são geralmente revelados quando chegamos a este lugar.
Querem mais uma representação do tabernáculo? Vamos olhar como são os templos das igrejas hoje ... Exemplificar com a igreja física ...
Para entender como para Deus o Tabernáculo é importante, vejamos mais algumas comparações bem interessantes a respeito dele.
O tabernáculo em forma de cruz. O inimigo será colocado debaixo do estrado de seus pés, ou seja quem está fora do tabernáculo.
Em apocalipse Jesus se revela com o candelabro em suas mãos (espírito Santo).
O incenso (orações) chegam ao coração e as narinas (aparelho respiratório) de Deus e o alimento (pães) é a palavra (o próprio Cristo)
A presença de Deus (Jesus que cumpriu a vontade do pai) é a cabeça e a igreja é o corpo.
Mais algumas curiosidades sobre o tabernáculo:
O tabernáculo tem portas (Sl 24.7-10). "Hoje o Senhor nos constitui tabernáculos que têm portas. Nós somos tabernáculos que têm portas! Você é uma porta vivente, você é o tabernáculo que recebe o Príncipe. É o Senhor forte e poderoso na batalha! O rei da glória entra na sua vida, levanta a sua cabeça, abre suas portas e entrará o rei da glória...
Ap 3:20 O Senhor está à porta e está batendo, se alguém ouvir a voz dele e abrir a porta, Ele entrará e ceará com ele. Ele está batendo a sua porta, o rei da glória quer cear com você!"
O tabernáculo tem sacrifícios (Hb 13.10). "Neste altar, neste tabernáculo, nossa vida é derramada ao Senhor (2 Co 4.11)... Nós temos um altar do qual ninguém pode se alimentar, pois é um altar no qual você é marcado e tocado pelo Senhor... Nosso altar de sacrifícios significa que podemos passar por lutas e dificuldades, mas só sacrificamos para Cristo. Deus nos deu esse privilégio, nossa vida não é sacrificada a demônios e nem a nenhum projeto humano. O único que recebe nosso sacrifício é Jesus. Quando você é perseguido e injuriado, todas essas coisas são colocadas neste altar de sacrifícios. Deus, então, te abre as portas para um livramento glorioso. Tudo que a Igreja sofre são sacrifícios a Jesus Cristo e eles vão trazer a liberação do Deus de amor sobre nossas vidas. Se nós enfrentamos lutas e adversidades, não é por pecado, não é carma, é o sacrifício que você está entregando a Cristo. No tempo oportuno, Ele será favorável a você. O único sacrifício aceito é aquele que vem deste altar."
O tabernáculo tem o altar da consagração, quando entramos além do véu (Hb 9.6-8). "Tudo aquilo que você tem é consagrado ao Senhor: sua casa, sua família, seus atos, seu relacionamento, tudo! Dentro de você há um altar de consagração ao Deus Todo Poderoso!"
O tabernáculo tem óleo santo (Sl 23.5; Sl 133.2). "Neste altar, não falta o óleo precioso do Senhor, que é unção... Este óleo cairá sobre a sua cabeça, vai transbordar e jamais faltará! Este óleo da unção traz a consagração e o sacrifício. Você tem o óleo do Espírito Santo sobre sua vida, que quebra todo jugo!!"
O tabernáculo tem a lâmpada (2Sm 21.17). "Você é a luz do Senhor aqui na Terra, que permanece acesa 24h. Satanás sabe que quem não é um tabernáculo tem dentro de si trevas. Mas esta lâmpada é a presença do Senhor Jesus. Não há trevas na sua vida."
Deus nos levanta e nos marca, nós somos a expressão da glória de Deus na Terra.
Romanos 8:19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pedro se levantou como autoridade da Igreja, aquele que, aonde ia, a Igreja estava representada como tabernáculo de Jesus Cristo. Nós somos o tabernáculo de Jesus Cristo em todos os lugares!".
O tabernáculo era cheio da glória de Deus (Êxodo 40.34), que também vai encher a nossa vida;
O tabernáculo se movia. "Ele não voltava para trás, só se movia para frente. E você vai avante, em caminhadas de vitórias. Este tabernáculo vai começar a se mover para vitórias, em nome de Jesus! Quando o tabernáculo se move, a vitória está decretada. Este tabernáculo tem louvor, tem dança, ele se movimenta!"
E por fim; O tabernáculo tem fogo. "Este fogo vai incendiar esta nação e queimar as obras do diabo, em nome de Jesus!"
E qual a plenitude do tabernáculo?
Deus habitando (tabernaculando) entre os homens: Apocalipse 21:3: E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

Commentaires