top of page

Identidade em Cristo - Quem você é?

  • Foto do escritor: Marco Alexandre
    Marco Alexandre
  • 31 de jul. de 2020
  • 17 min de leitura

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 1 Pedro 2:9 / João 1:12 / Efésios 1:5 / 1 Coríntios 12:27 / Gênesis 1:27

Onde você está estabelecendo sua identidade?

Jesus disse: “Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem discreto, que construiu a sua casa sobre a rocha. E caiu a chuva, e vieram as inundações, e sopraram os ventos e açoitaram a casa, mas ela não se desmoronou, pois tinha sido fundada na rocha. Além disso, todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem tolo, que construiu a sua casa sobre a areia. E caiu a chuva, e vieram as inundações, e sopraram os ventos e bateram contra aquela casa, e ela se desmoronou, e foi grande a sua queda.” — Mateus 7:24-27.

Os Alicerces definem o resultado final da obra. Os Alicerces fracos causam rachaduras em toda a obra.

Na famosa história dos três porquinhos temos três tipos de construção.

Palha / madeira e tijolos, e o lobo mau derrubou as duas primeiras porque eram obras sem estrutura. Então vamos estruturar ou alicerçar a nossa identidade em Cristo (através da palavra) para que o lobo mau não venha e derrube a nossa casa.

O porquinho que construiu a sua casa de tijolos demorou mais para construir, e brincou menos. Se conseguirmos construir com paciência nossa casa, em bons alicerces, e toda a nossa vida será transformada ...

Jo 1:12-13 : Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Então sabendo que somos filhos de Deus, por intermédio de Jesus Cristo vamos entender um pouco mais de identidade.

Em primeiro lugar: Quem não tem identidade definida gera alguns tipos de sentimentos.

1. Orfandade – não reconhece Deus como pai e por isso não consegue se desenvolver. Sua vida é marcada pela miséria espiritual, não recebe as bênçãos do pai / vive em amargura e sempre está se sentindo abandonada.


2. Vergonha – não se aliança com Deus (ver a origem – benção / prosperidade / proteção e fidelidade)


3. Não tem herança (porção) – Então não reconhece o reino de Deus


4. Não tem descanso – anda sem o respaldo de Deus tentando fazer as coisas na sua própria força


5. Vive na escravidão – sua mente é fechada por ataduras espirituais e essa pessoa não consegue entrar na herança de Deus

6. Sente-se desprotegido – sempre tenta se defender porque não crê que Deus está fazendo isso por ele. Assim torna-se agressivo e duro com os outros para evitar que as pessoas vejam sua vulnerabilidade


7. Não tem propósito – o pai que define o propósito dos filhos. Somos como flechas na aljava do Senhor / feliz o pai que tem seus filhos na aljava (Sl 127:4-5)


8. Não tem alegria – Quando somamos todos esses fatores, embora algumas vezes sejamos até ativos ministerialmente, oramos, jejuamos, entramos em batalhas espirituais, somos cheios dos dons de Deus, cedo ou tarde estaremos desanimados e nos questionando se é isso mesmo ter uma vida cristã, e às vezes até questionando a alegria da nossa salvação.

Mas você, sabe quem você é?

Marcos 8:27-29 E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo.

Jesus sabia quem ele era, os demônios sabiam quem ele era, Pedro descobriu quem Jesus é, e isso foi revelação de Deus.


Marcos 5:6,7 E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. Alguém já perguntou quem você é?

E você soube responder corretamente a esta pergunta?


Certa vez estava com um grupo de evangelismo na madrugada para dar comida e café aos moradores de rua. Era minha primeira experiencia com evangelismo, eu era recém convertido, foi quando um homem se aproximou do líder e disse que queria conversar comigo em específico. Ele segurou muito forte a minha mão como forma de intimidação e olhava fundo nos meus olhos perguntando: Quem é você? Naquele dia, sem experiência disse o meu nome simplesmente, mas essa cena ficou guardada em mim, quando cheguei em casa fui ministrado por Deus, a resposta correta seria, sou Marco Alexandre, guerreiro e filho do Deus altíssimo.


Quando alguém te pergunta quem você é não se refere apenas ao seu nome, mas ao que você carrega (sua identidade).

Saulo passou por uma redefinição de sua identidade espiritual. (At 9:5) Assim que conheceu a Cristo, ele reconheceu que estava enganado quanto a quem era Jesus e também com relação a si mesmo. Nós assim como Saulo precisamos aprender quem somos para Deus, somos muito mais do que aquilo que pensamos ser.

Então deixe assim como Saulo transformar-se... não é só transformação de identidade ou de nome, mas mudança de caráter, para que possamos cumprir nossos chamados em Deus ...


Na tradição Judaica os nomes revelam o caráter das pessoas, e dentro disso, vamos ver dez pessoas que tiveram seus nomes mudados por Deus.

1 - De Abrão para Abraão: Gênesis 17:5 Abrão = pai grande ou pai elevado / Abraão = pai de muitas nações ou povos

2- De Jacó para Israel: Gênesis 35:10; 32:28 Jacó = enganador ou trapaceiro, suplantador ou usurpador, ou “aquele que segura pelo calcanhar”. / Israel = príncipe de Deus, vencedor, que reina com Deus.

3- De Simão para Pedro: Marcos 3:16 Simão = inconstante, aquele que ouve; / Pedro = rocha, pedra, firmeza;

4- De Saulo para Paulo: Atos 13:9 Saulo = o grande; / Paulo = o pequeno;

5 - De Sara para Sarai: Gênesis 17:15-16 Sarai = estéril / Sara = fértil

6 - De José para Zafenate-Panéia Gn. 41:45 José = aquele que acrescenta / Zafenate-Panéia = mantenedor da vida ou Deus fala e ele vive.

7 - De Daniel para Baltasar Dn 5:12 De Daniel = Deus é meu Juiz) / Baltasar = príncipe de Bel, que Bel proteja a sua vida

8 - De Gideão para Jerubal Jz. 6:32 Gideão = lenhador ou lutador de espada / Jerubal = que Baal acrescente ou Baal revele sua grandeza

9 – De Eliaquim para Jeoaquim 2 Rs. 23:34 Eliaquim = levantado por Deus / para Jeoaquim = Jeová estabeleceu.

10 - Matanias para Sedequias 2 Rs. 24:17 Matanias = dom de Jeová / Sedequias = Jeová é minha justiça


Deus promete também mudar nossos nomes nas regiões celestiais: Ap 2:17 Quem tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas: ‘Ao vencedor proporcionarei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedra branca, e sobre essa pedra branca estará grafado um novo nome, o qual ninguém conhece, a não ser aquele que o recebe’.”

Quem é você?

Como você pode ser transformado?

1- Você é conforme onde ANDA:

Salmos 1.1 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”

A personalidade de uma pessoa é formada no ambiente em que vive e com as pessoas que convive.

Jesus é o novo modelo de personalidade a ser seguido para reaprender a andar não de conformidade com a vida mundana, mas “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (I João 2.6). Se você quiser passar por uma mudança de identidade espiritual, precisará mudar o ambiente e procurar pessoas melhores para conviver. Não é preciso parar de conversar com pessoas, mas saber discernir o que é influência positiva ou negativa em sua vida. Procure ajuda de alguém que possa te ensinar a viver de acordo com a Palavra de Deus. Aprenda a ANDAR nos passos de Jesus!

2- Você é o que VÊ:

Lucas 11.34 “São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas”

O que vemos ou a maneira como enxergamos as coisas também moldam muito do que nos tornamos.

Devemos cuidar bem do que vemos e fazer um propósito “não porei coisa injusta diante dos meus olhos”(Salmos 101.3). Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito” (Provérbios 16.2). Então devemos cuidar de como olhamos as coisas pedindo ao Senhor que abra nossos olhos espirituais para entender o que é invisível aos olhos carnais (Efésios 1.8). Aprenda a OLHAR baseado na luz de Cristo!

3- Você é o que OUVE:

Romanos 10.17 “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”

O que ouvimos também influencia os traços de nossa personalidade. Muitas pessoas vivem hoje uma vida que ouviu alguém dizendo que seria. Uma pessoa orgulhosa não consegue ouvir os outros achando que sabe tudo, mas acaba fracassando. Por isso, “ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19.20). Precisamos ouvir a Palavra e praticar para que nossa vida não desmorone nas tempestades (Mateus 7.24-26).

Se você ouvir muitas reclamações e críticas e não souber diferenciar a motivação destas, corre também o risco de se tornar um murmurador. Porém se você buscar informações sadias e ouvir coisas boas também, logo seu coração transbordará de edificação para quem ouve. Aprenda a OUVIR coisas que edificam!

4- Você é o que SENTE:

Provérbios 4.23 “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”

A vida é tão rápida para perdermos tempo com ressentimentos. Por isso o sábio escreveu neste provérbio que precisamos guardar o nosso coração para não se contaminar com coisas ruins porque dele procedem as fontes da vida de onde consequentemente brotariam. Então precisamos encher nosso coração de coisas boas e pedir ao Senhor que nos alivie de todo peso de pecado.

Quando estamos em Cristo recebemos a Nova Aliança quando “na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei” (Hebreus 8.10). Precisamos pedir ao Senhor que tanto os que pensamos como nossos sentimentos sejam abençoados por Deus passando a ser mais espirituais do que carnais. Busque mais sensibilidade espiritual!

5- Você é o que FALA:

Mateus 12.34 “Porque a boca fala do que está cheio o coração”/ “a morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18.21). Uma palavra pode matar ou dar vida.

Precisamos aprender a “refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente” (Salmos 34.13) porque “o que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23) Tiago, chama a língua de ‘fogo’ (Tiago 3.5,6), ensina que quem não sabe controlar a língua pratica uma falsa religião (Tiago 1.26), mas quem domina a própria língua alcança a perfeição (Tiago 3.2). Às vezes por falta de identidade, buscando aceitação falamos algo para nos ensoberbecer, e “as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33). Busque falar palavras que vêm de Deus!

Deixe Deus moldar sua identidade! Efésios 4.13 “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”

Os discípulos de Antioquia foram chamados de cristãos porque eram semelhantes a Cristo em seu modo de vida (Atos 11.26). Jesus deve ser o nosso modelo de vida. Se andarmos como Ele andou, começarmos a olhar como Cristo via tudo com amor, passarmos a ouvir mais a Palavra de Deus que nos dá a fé, buscar sentimentos que sejam mais espirituais do que carnais e vigiarmos as nossas palavras para dizer só o que edifica, então estaremos mais parecidos com Jesus. Deus quer fazer parte de sua identidade!

Sugiro alguns temas para oração:

· Restaurar identidade em Deus / Negar a paternidade do mundo / do pecado / de Satanás

· Criar paternidade de Deus em nossas vidas

· Cancelar em nossas mentes todas as vozes que tentaram anular a paternidade de Deus

· Pedir a Deus que nos inclua em seu reino e que Venha o Reino de Deus

· Afirmar que fomos adotados em Deus e por isso não somos órfãos

· Anular a vergonha da orfandade em nossas vidas

· Anular a escravidão do pecado que nos prendia e pedir a liberdade de Cristo

· Que nós possamos receber a herança e o galardão de Deus

· Que possamos ser como flechas na aljava de Deus e Ele possa sentir-se feliz de nos ter como filhos

· Encerrar todo ciclo de orfandade e tristeza em nossas vidas

· Que nós possamos ANDAR, VER, OUVIR, SENTIR, FALAR E SER como Jesus, firmados na identidade de Cristo, o filho do Deus Vivo!

· Nós, porém, somos geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.


Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

A nova identidade do Cristão

A Bíblia repetidamente nos mostra que em Cristo Jesus temos uma nova posição, novos recursos espirituais e uma nova missão − o ministério da reconciliação. É recomendável sempre lembrar quem somos em Cristo. O propósito, porém, não é nos sentirmos bem a nosso respeito, mas louvarmos e servirmos a Deus de modo condizente com a nossa posição.

● Amado por Deus

2Ts 2.13 – Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade. Jd 1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo.

● Aperfeiçoado em todo bem

Cl 2.10 – Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.; Hb 13.21 – Ora, o Deus da paz […] vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

● Chamado por Deus

Rm 1.7 – A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1Ts 2.12 – Exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória. Jd 1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo.

● Cidadão da pátria celestial

Fp 3.20 – Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

● Co-herdeiro com Cristo

Rm 8.17 – Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

● Embaixador em nome de Cristo

2Co 5.20 – De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.

● Escolhido por Deus

Ef 1.4 – assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 2Ts 2.13 – Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

● Feitura de Deus para boas obras

Ef 2.10 – Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

● Filho de Deus

Jo 1.12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; Rm 8.14 – Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Gl 3.26 – Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; Gl 4.6 – E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 1Jo 3.1 – Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

● Frutífero

Jo 15.5, 16 – Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. […] Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

● Guardado em Cristo

Jd 1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo. 1Jo 5.18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

● Guiado pelo Espírito Santo

Gl 5.18 – Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

● Herdeiro de Deus

Gl 4.7 – De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Cl 1.12 – dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Tt 3.7 – a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

● Imitador de Deus

Ef 5.1 – Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

● Justificado pela graça

At 13.39 – e, por meio dele [Cristo], todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés. Rm 3.24 – sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Rm 5.1 – Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Rm 5.9 – Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Rm 5.19 – Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 1Co 6.11 – Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. Tt 3.7 – a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

● Livre de condenação

Rm 8.1 – Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

● Livre para não pecar, morto para o pecado

Rm 6.11 – Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Rm 8.2 – Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 1Jo 5.18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

● Luz

Mt 5.14 – Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; Ef 5.8 – Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

● Ministro de reconciliação

2Co 5.18,19 – Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

● Nascido de Deus

1Jo 5.1 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

● Nova criatura

2Co 5.17 – E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ef 4.24 – e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

● Parte de família de Deus

Jo 17.21 – a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Ef 2.19 – Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

● Perdoado

Cl 1.13, 14 – Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

● Peregrino e forasteiro nessa terra

1Pe 2.11 – Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma,

● Propriedade de Deus

Jo 17.9 – É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; 1Co 1.30 – Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, Tt 2.14 – o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. 1Jo 5.19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

● Protegido do maligno

1Jo 5.18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

● Purificado

Tt 2.14 – o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

● Reconciliado com Deus

Rm 5.10 – Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 2Co 5.18,19 – Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. Cl 1.22 – agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,

● Redimido pelo sangue de Cristo

Ef 1.7 – [Cristo] no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, Cl 1.13, 14 – Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Tt 2.14 – o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

● Regenerado

1Pe 1.3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1Pe 1.23 – pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

● Sal da terra

Mt 5.13 – Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

● Salvo

1Co 15.2 – por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Ef 2.5-8 – e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; Tt 3.5 – não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

● Santificado

1Co 6.11 – Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

● Santuário de Deus, habitação do Espírito

1Co 6.19,20 – Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

● Selado com o Espírito Santo

Ef 1.13 – em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; Ef 4.30 – E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

● Servo da justiça

Rm 6.18 – e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

● Servo de Deus

Rm 6.22 – Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 1Pe 2.16 – como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus.

● Testemunha de Cristo

At 1.8 – mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 2Co 2.15 – Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.

● Unido ao corpo de Cristo

Rm 12.5 – assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, 1Co 12.27 – Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

● Vencedor

Rm 8.37 – Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 1Jo 5.5 – Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?







 
 
 

Comentarios


Formulário de Assinatura

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por OduoMissions. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page