top of page

Teshuvá: O caminho de Israel

  • Foto do escritor: Marco Alexandre
    Marco Alexandre
  • 30 de jul. de 2020
  • 13 min de leitura

Atualizado: 31 de jul. de 2020

Texto base: Gn 27:26-29

Por Marco Alexandre


Abraão (o pai da fé) tinha recebido de Deus a promessa de que sua geração seria tão numerosa como as estrelas do céu, como os grãos da areia do mar. Mesmo já velho e com sua esposa Sara estéril, creu nas promessas de Deus e teve Isaque, o filho da promessa. Isaque também se casou com uma mulher estéril (Gn 25:21), Rebeca e Isaque esperaram por 20 anos até que também foram abençoados por Deus.

E não foi uma simples bênção, mas Rebeca ficou grávida de gêmeos, e ainda no ventre de sua mãe, Deus deu uma promessa de que o filho mais novo iria dominar sobre o mais velho.

Então começam duas histórias, a de Esaú a história de Jacó, ou Israel. Que foi homem que não desistiu de suas bênçãos.

Os dois eram gêmeos, mas Esaú nasceu primeiro. Era o filho primogênito, portanto e por isso tinha todos os direitos da primogenitura listados no Antigo Testamento, como dupla herança (Dt 21.17) e liderança sobre os irmãos e à frente da família (Gn 27.29,40; 49.8). Ele também era também considerado propriedade do Senhor (Ex 13.2).

Vemos então que os filhos dos mesmos pais, nascidos no mesmo dia, que carregam as mesmas cargas espirituais tem comportamentos tão diferentes. O que me leva a crer uma coisa: O horóscopo não funciona.

Em Gn 25:27-34 vemos como eram os irmãos: Esaú era homem rude, gostava de caçar, tinha tendência instintiva, gostava de resolver as coisas sem refletir ou pensar no futuro. Ele era explosivo. Era o mais amado de seu pai porque era o primogênito, e porque gostava de um bom churrasco, e isso também agradava seu pai. Jacó, porém, não era o primogênito, era mais pacato, gostava de cultivar, era moço da cidade, estudioso, pensava e planejava antes de fazer qualquer coisa. Era o mais amado de sua mãe Rebeca. E tinha entendimento que uma bênção tem muito valor.

Jacó então sempre quis a benção da primogenitura que não era dele, mas Esaú que a tinha desde que nasceu a desprezou. Isso me faz pensar em algumas coisas: O povo de Israel sempre foi o escolhido de Deus, mas recusou as bênçãos não crendo em Jesus Cristo como o filho de Deus, desprezando a primogenitura. Nós, assim como Jacó temos a chance de receber essas bênçãos. Jacó sempre teve o desejo de receber estas bênçãos e fez tudo o que estava ao seu alcance até recebê-las. É assim que devemos ser. Devemos ter desejo ardente pela presença de Deus e suas bênçãos.

Mas Jacó, assim como nós e como todos os outros homens com exceção de Jesus, não era perfeito.

Então vamos ver alguns exemplos de homens e seus defeitos, porém mesmo assim foram homens usados grandemente por Deus:

Davi – Homem segundo o coração de Deus – Não resistiu à tentação, adulterou e possuiu Bate-seba. Para tentar encobrir o seu pecado arquitetou plano para matar Urias. Então além de Adúltero foi Homicida, porém teve um conserto com Deus, e fica muito claro na história que nossos pecados apesar de perdoados pela misericórdia de Deus, que não resiste a um coração contrito e quebrantado como está em salmos 51:17, mas o nosso pecado gera consequências e por isso a espada nunca se apartou da casa de Davi.

Salomão, filho de Davi, homem que agradou a Deus de tal forma que Deus ofereceu a ele o que ele quisesse, e ele pediu sabedoria. Ganhou sabedoria e muitas riquezas, mas corrompeu-se por casar-se com mulheres estrangeiras 1 Reis 11:1-3 e veio a adorar ídolos, e até hoje nunca houve ninguém mais sábio e próspero que Salomão. Muitos creem que em Eclesiastes que foi escrito por Salomão ele dá sinais de arrependimento (especificamente no capítulo 7).

Zaqueu, em Lucas 19, um publicano, odiado por muitos, muito rico e sua riqueza provavelmente veio da corrupção. Porém quando teve um verdadeiro encontro com Jesus se dispôs a reparar tudo, deu metade da sua riqueza aos pobres, aos que roubou, restituiu 4 vezes mais, abriu mão da sua riqueza, fez uma festa para mostrar a todos que Jesus agora estava na casa dele, e a salvação entrou em sua casa naquele dia.

Pedro – Era explosivo, agia sem pensar e por muitas vezes Jesus o repreendeu porque o estava ensinando e o amava Pv 3:12 (porque o Senhor repreende a quem ama assim como pai repreende o filho a que quer bem) – Ele andou sobre as águas, porém tentou matar os homens que iriam prender Jesus, negou Jesus por 03 vezes, mas sua primeira pregação após a ressureição de Jesus, 3.000 almas foram ganhas

Paulo enquanto era Saulo foi o maior perseguidor dos cristãos, matou e consentiu na morte de muitos, inclusive de Estêvão. Porém quando realmente teve um encontro com Jesus a caminho de Damasco mudou de vida e desde então foi um dos homens mais importantes para o evangelho foi comissionado a levar a palavra de Deus aos Gentios, é por meio dele que hoje temos acesso à palavra de Deus. Mesmo com tanta comunhão com Deus a ponto de ressuscitar mortos e aos demônios fugirem de sua presença, nunca conseguiu se apartar do espinho da carne, o enviado de satanás que o atormentava. Mas Deus disse a ele que assim precisava ser “minha graça te basta”.

O ladrão da cruz, embora toda uma vida de pecado, condenado a morte na cruz, ao lado de Jesus, teve a oportunidade e reconheceu que Jesus Cristo estava ali inocente, e pediu misericórdia. Recebeu naquele momento a salvação e como Jesus disse. Naquela mesma noite se encontraria com ele no paraíso.

Todos esses homens tinham defeitos. Eles não poderiam ser perfeitos porque perfeito só existiu um, existe e existirá somente um, Cristo Jesus, aquele que era, aquele que é e que há de vir.

Jacó também visivelmente tinha uma fraqueza. Seu nome significa em hebraico suplantador, que segura pelo calcanhar. Desde o dia do seu nascimento, ele usava de qualquer meio para alcançar o que ele desejava, em sua história podemos ver que ele usava de vários métodos para prosperar, mas sua virtude, não desistia nunca. E isso fez toda a diferença em sua vida:

Então, um dia seu irmão Esaú saiu para caçar, e chegando cansado em casa viu Jacó preparando um guizado de lentilhas, o cheiro devia estar muito bom, e ele com muita fome não pensou duas vezes, e pediu ... Jacó, muito esperto pensou, pensou e falou, o que eu posso ganhar com isso? Qual era a coisa que ele mais queria? Jacó nunca desprezou uma bênção, e ofereceu um negócio ao seu irmão. – Te dou esse prato maravilhoso, mas se você me der o seu direito à primogenitura (ele Jacó estava pensando no futuro Esaú preocupado apenas com o imediato). O que aconteceu? Esaú aceitou a proposta dizendo – Do que me adianta a primogenitura se eu morrer de fome? Ou seja, ele banalizou a bênção dele. Trocou-a por algo palpável que logo acabou, e sua fome foi saciada no momento, porém ele voltaria a ter fome novamente.

Jesus disse para a mulher samaritana, e ela mesma se lembrou de Jacó em João 4:13. Se beberdes dessa água nunca mais terá sede, mas será uma fonte a jorrar para a vida eterna. Jesus é Água Viva, é o pão que alimenta. A Palavra de Deus é verdadeiro alimento, para a vida eterna!

O que vemos acontecendo hoje? As pessoas pensando apenas no seu bem-estar imediato (carros, riquezas, relacionamentos amorosos ao acaso, satisfação pessoal, do próprio ventre), estão deixando de lado os verdadeiros ensinamentos e estão negociando benção de Deus, assim como Esaú, abrindo mão de coisas duradouras e eternas para terem bens e coisas passageiras, como em Mateus 6:19-20 diz (Não ajunteis tesouros na terra onde a traça e a ferrugem corroem, onde ladrões roubam, mas ajunteis nos céus ...) desprezando as coisas eternas, estamos buscando fama, dinheiro, bens, e interesses pessoais imediatos. Quantos estão trocando família por pratos do pecado, envolvidos em adultério, em estilo de vida profana, nas imoralidades, nas bebedices, nos vícios e tantas outras coisas passageiras. Muitos em cima de púlpitos buscando poder e fama estão recebendo ali o seu galardão. Coisas DESTRUTIVAS porque o diabo, inimigo de nossas almas não veio senão para MATAR, ROUBAR E DESTRUIR, mas Jesus veio para dar vida, e vida em abundância (João 10:10).

Portanto estamos nos esquecendo das coisas que podem curar, salvar, edificar, de estar na comunhão com os irmãos no amor de Cristo, e na busca pela vida plena em Cristo Jesus.

Vemos que porque Esaú desprezou suas bênçãos sua história logo desaparece na bíblia, porque depois que ele vendeu a primogenitura, um pouco a frente quando solicitado chegou tarde com a caçada, perdendo a benção de seu pai. Ele foi amaldiçoado, mas não porque Jacó enganou Isaque, mas porque antes ele mesmo havia tratado com desdém a benção que era dele, e a história de Esaú praticamente acaba aqui. Ele só aparece novamente na história porque Jacó então já homem de Deus volta para resolver algo do passado dele que havia ficado para trás, e vem para pedir perdão a Esaú.

Já a história de Jacó, é contada até o final da bíblia, porque a história de Israel começa com ele. Ele foi transformado em Israel e todos nós recebemos essa herança.

Mas voltemos às benção de Jacó... Jacó então fez “algo de forma duvidosa” para receber uma bênção.

Vejam como é a história. Como a bênção de Abraão era para a descendência dele, Deus não permitiu que outra pessoa recebesse essa bênção. Esaú poderia ter feito esse mesmo acordo, ele poderia ter negociado sua bênção com qualquer pessoa do mundo, mas foi o seu irmão que fez esse “negócio”. Creio que foi plano de Deus para manter as bênçãos sobre a descendência de Abraão e Isaque porque assim Deus havia prometido.

Então como Jacó conseguiu a bênção, e sabemos que Esaú era bom caçador, explosivo, que agia por impulso, e que já estava planejando matar Jacó. (Gn 27:41) E Jacó, que não era bobo nem nada, fugiu pra não morrer. Seu pai Isaque já era um homem a frente do seu tempo, Jacó saiu de casa recebendo um grande ensinamento de deu pai: Que ele não deveria se aliançar com estrangeiros. Tantos anos depois Moisés passa esse ensinamento ao povo de Israel para que o povo não se desvie dos caminhos do Senhor e na bíblia conhecemos tantas histórias que mostram isso (Sansão, Salomão, Acabe, entre outras).

Todas as vezes que o povo de Deus se mistura com outros povos, acaba esquecendo-se de Deus e cai em pecado. O povo de Deus logo após ter conquistado a terra prometida fez isso. Sansão caiu por isso, Salomão caiu por isso, e a história continua assim até os dias de hoje.

Você conhece homens e mulheres que já tinham comunhão com Deus e se misturaram com as pessoas do mundo e se afastaram dos caminhos do Senhor? Já vi muitas vezes isso acontecer. Eu mesmo já me perdi nesses caminhos, mas graças à misericórdia de Deus tive uma segunda chance e hoje estou aqui.

NÃO vamos brincar com o pecado. Em 1 Pedro 5:7 diz que (o diabo é como leão que anda ao derredor procurando a quem possa devorar) em 2 Corintios 6:14-16 a palavra nos diz para que (não NOS COLOQUEMOS em jugo desigual com incrédulos, porque não há comunhão entre luz e trevas. Que nós somos santuário do Deus Vivo e ele habitará entre nós e nós seremos o seu povo). Recebamos essa promessa em nossas vidas.

Então no início do capitulo 28 de Genesis Jacó saiu do lugar de conforto, guiado apenas por Deus. Ele sabia que tinha uma benção, recebeu em sua vida as bênçãos de Abraão e as promessas, mas ainda não tinha tido um verdadeiro encontro com Deus. Então numa noite, Jacó cansado da viagem deitou-se e fez uma pedra de travesseiro e dormiu. Sonhou e viu uma escada que ia até o céu e anjos subiam de desciam por ela. Então ele realmente teve um encontro com Deus. Deus fez promessas a ele dizendo que aquela terra em que ele estava deitado seria dada a ele e a sua descendência, assim como Deus havia prometido ao seu avô Abraão e a seu pai Isaque.

Então Deus falou algo para Jacó que atinge a todos nós – Gn 28:14 (Em ti e na tua descendência serão abençoadas TODAS as famílias da Terra, TODAS as famílias da Terra) isso porque assim como Abraão e Isaque, Jacó creu e não abriu mão de sua promessa. Essa é a promessa que temos. Por isso temos que crer e não abrir mão dela. Receba essa promessa de Deus e a persiga assim como Jacó perseguiu suas bênçãos.

Entre a promessa e até Abraão ser pai de Isaque (mesmo Sara sendo estéril) se passaram pelo menos 45 anos. Até que Rebeca engravidasse de Isaque (porque ela também era estéril) foram mais de 20 anos. Jacó após chegar nas terras de labão apaixonou-se por Raquel, trabalhou 7 anos para tê-la porém seu sogro Labão entregou Lia, sentiu-se enganado e depois trabalhou mais 7 anos para receber Raquel como esposa. Raquel também era estéril. E Jacó teve com Lia, (Ruben, Simeão, Levi, Judá) com Bila, concubina de Raquel (Dâ e Naftali) depois com Zilpa, serva de Lia (Gade e Aser) novamente com Lia (Issacar e Zebulom), só então Deus abriu a madre de Raquel que era estéril e dela saíram José, e no final de sua vida, Benjamin. Vejam que José foi o primeiro filho da mulher que Jacó Amava e por meio dele todo o povo de Israel foi salvo, da raiz dele veio Davi e Jesus Cristo tantas gerações depois.

Houve muita paciência entre os patriarcas para receberem suas bênçãos. E nós às vezes queremos as coisas com tanta pressa. Deus Sabe o tempo para todas as coisas, como está em Eclesiastes 3, e às vezes age muito rápido, porém às vezes é demorado, porque sabe de todas as coisas.

Jacó então enriquece, se esforça muito no trabalho criando as ovelhas de seu sogro e depois as suas, foi caluniado e perseguido, resolveu ir embora e foi perseguido por seu sogro. A sua reputação ainda não era boa, mas ele estava construindo sua história. Se reconciliou com seu sogro e com ele fez aliança e ergueram ali altares para Deus e sacrificaram juntos. Mas há algo em seu passado que ainda o incomoda, Jacó precisa resolver a pendência que deixou para trás, algo mau resolvido com seu irmão. Então foi a caminho da terra de Seir, no território de Edom, nesse caminho teve mais uma experiência com Deus, vendo seus anjos num lugar onde chamou de Maanaim que é o acampamento dos de Deus.

Então ele prepara um plano para se reencontrar com seu irmão para desfazer os erros do seu passado, com medo, porque sabe que pode perder sua vida, e então vemos realmente o seu caráter mudado. Ele primeiro ora a Deus, em arrependimento pelo mau que causou no passado ao seu irmão, lembra da promessa de Deus de que sua geração seria como os grão de areia do mar. Ao ter essa percepção, ele prepara e coloca em prática um plano, o seu caráter já está restaurado. Aí acontece o ápice da vida em Deus de Jacó. Não foi o encontro que ele teria com o anjo do senhor, mas a mudança em seu caráter.

Naquela noite ele enviou seus servos, suas mulheres, filhos, riquezas, as ofertas que ele enviaria ao seu irmão para restituir todo o mal que ele havia causado. E vemos que assim como vários homens de Deus, ele abriu mão de tudo. Enviou tudo à sua frente e ficou sozinho.

Nesta noite ele recebeu a visita de um anjo, ele sozinho, sem nada e sem ninguém, lutou a noite toda com este anjo, até que amanheceu o dia, o anjo não podendo com ele, toca em sua coxa e tira a articulação do lugar para poder ir embora, dá um novo nome a ele, que agora se chamará Israel, porque como príncipe lutou com Deus e com homens, e prevaleceu.

Israel lutou até suas últimas forças e não deixou o anjo ir embora até que ele recebesse a bênção. Por isso foi abençoado!

E você?

Você tem lutado por suas bênçãos?

Qual o nível de esforço que você tem se colocado para entrar na presença de Deus?

Está difícil a caminhada para a salvação?

Você tem dedicado quanto tempo em oração?

E quanto tempo você tem separado para a leitura da palavra?

Para que você e eu fossemos salvos, Abraão abriu mão de seu filho Isaque. Iria sacrificá-lo em obediência a Deus, mas Deus o poupou, porque viu a fé de Abraão.

Para que você e eu fossemos salvos, Jacó teve uma vida inteira de esforço atrás de uma bênção, desde a madre de sua mãe Rebeca ele já tentava segurar sua benção. Em sua velhice lutou com o Anjo do Senhor e prevaleceu. Depois disso recebeu uma marca para lembrá-lo o resto de sua vida.

Para que você e eu fossemos salvos, tantos homens morreram martirizados, decapitados, queimados vivos, crucificados. Foram perseguidos e suportaram. Eram homens imperfeitos assim como nós, mas que tiveram um verdadeiro encontro com Deus.

Para que você e eu fossemos salvos, Jesus sofreu na cruz o preço do pecado que Ele não havia cometido. Foi condenado, e morto, mas ressuscitou ao terceiro dia, desceu ao inferno e retirou das mãos de satanás as chaves do inferno. A morte perdeu o seu poder e hoje reina absoluto!

Você tem buscado um encontro com Deus? Tem deixado todas as outras coisas irem a sua frente no seu caminho e ficado para realmente lutar como um príncipe pela sua bênção?

Jacó se esforçou, ele trocou suas roupas da cidade para ficar com cheiro do campo, colocou peles de cabras para que tivesse pelos e cheiro de ovelha, não era ele o escolhido, mas fez-se escolhido, por isso recebeu as bênçãos de Isaque seu pai. Ele se esforçou-se desde o ventre da sua mãe para que se cumprisse a promessa de Deus em sua vida, brigando com seu irmão como diz em Gn 25:23 (Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço).

Oséias 12:3-6 (No ventre, pegou do calcanhar de seu irmão, no vigor da sua idade, lutou com Deus; lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê; em Betel, achou a Deus e ali falou conosco. O Senhor, o Deus dos Exércitos, o Senhor é o seu nome; converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre.)

Os príncipes são filhos de reis, que lutam pelo reino e governam juntamente com o rei. Jacó ali lutou como príncipe pelo reino. Você tem entendimento que é você é um príncipe de Deus? Você é filho de Deus, foi chamado para governar sobre nações!

Jesus está dizendo em Ap. 2:19 para a igreja de Tiatira (Conheço tuas obras, o teu amor, a tua fé o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras mais numerosas que a primeira) ... no versículo 26 (ao vencedor que guardar até o fim minhas obras, eu lhes darei autoridade sobre as nações) ... e no 28 (assim como eu recebi do meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.)

Recebe sua benção! Ou você tem trocado suas bênçãos por pratos de lentilha? Satisfazendo seus desejos carnais, tem buscado suas bênçãos imediatas ao invés de buscar as que são para a vida Eterna?

Deus está te chamando para um conserto, um verdadeiro encontro com ele, assim como Jacó, Deus te chama para voltar onde você errou e consertar o passado, você já pode até ter tido um encontro com Deus, mudado sua vida, sua história, sua maneira de pensar, mas as pessoas precisam saber disso. Volte e conserte o que você estragou. Assim como Jacó, planeje a forma de reparar suas falhas com seu irmão e você receberá um novo nome, uma nova bênção, e sua vida prosperará em Deus.




 
 
 

תגובה אחת


marco
31 ביולי 2020

lindo post. quero mais

לייק

Formulário de Assinatura

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por OduoMissions. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page